Empresarial Cidade Jardim - Rua Leonor Calmon, 44 - salas 1001 e 1002 - Candeal, Salvador - BA • Marcação de consulta: 71 98605-7785 | 71 3452-0879Administração: 71 98119-6578 (Whatsapp)

Instagram Dr. André Leal Facebook Dr. André Leal

Otoplastia

Cirurgia das Orelhas

A cirurgia para correção de orelhas proeminentes, também conhecidas como orelhas em abano, tem o objetivo de melhorar a forma, a posição e as proporções do arcabouço cartilaginoso das orelhas em relação a cabeça. Pode ser realizada tanto em crianças como em adultos e visa melhorar a aparência mais aberta que tantos transtornos psicológicos ocasionam, com impacto direto na auto estima e estigmatizações atreladas a apelidos ofensivos.

Existe uma idade mínima de segurança para a correção, que é a partir dos 7 anos, pois nessa idade a orelha já alcançou o desenvolvimento completo e não teremos riscos de atribuir sequelas no crescimento. Além do mais, é a idade onde a criança começa o período escolar, tendo desejo próprio (e não apenas dos pais) de resolver a deformidade e, com isso, contribuindo de forma positiva nas orientações pós operatórias. A cicatriz resultante é escondida no sulco atrás da orelha, não ficando visível.

Algumas dicas são importantes para deixar você melhor para a sua cirurgia:
1- Evitar tomar sol em demasia sobre a área a ser operada nas 2 semanas que antecedem o seu procedimento. A queimadura solar, mesmo que só um bronzeamento, pode diminuir a resistência local da pele e interferir com as etapas da sua cicatrização.
2- Uma alimentação balanceada e rica em alimentos com alto teor nutritivo te ajudarão a equilibrar o funcionamento do seu organismo e a prepará-lo para ter uma resposta melhor ao trauma imposto pela cirurgia. Evite refrigerantes, frituras, gorduras, alimentos processados e em conservas. Lembre-se que frutas, legumes e alimentos ricos em fibras são excelentes fontes de vitaminas e sais minerais, indispensáveis nos processos cicatriciais.

1- Evitar abaixar a cabeça e preferir dormir com a cabeça reta e elevada (evitando dormir sobre as orelhas), nas primeiras 04 semanas. Essas medidas visam prevenir o esforço e o aumento da pressão sanguínea na região da cabeça, diminuindo o edema e os riscos de sangramentos.
2- Usar uma faixa pós cirúrgica adequada por um período de até 45 dias. O seu uso é importante para manter a estabilidade dos tecidos operados , sustenta-los e evitar traumas inadvertidos durante o dia a dia e durante o sono.
3- O procedimento necessita de, pelo menos, 10 dias de afastamento das atividade de trabalho ou escola e 60 dias das atividade físicas. Atividades que gerem muito impacto, como corridas, jumping, lutas marciais e cross-fit podem necessitar de um período maior de afastamento.
7- Manter o hábito de hidratar a pele da região operada e a cicatriz, com hidratantes de boa qualidade, nos meses que sucedem o procedimento, tem demonstrado uma melhora na qualidade, textura e consistência da pele durante o período de recuperação pós operatória.

Agende sua consulta